quarta-feira, 22 de abril de 2009

ENERGIA NUCLEAR

O QUE É A ENERGIA NUCLEAR ?

É a energia libertada quando ocorre a fissão dos átomos. Num reactor nuclear ocorre em uma sequência multiplicadora conhecida como "reacção em cadeia".

Existem duas formas de aproveitar a energia nuclear para convertê-la em calor: a fissão nuclear, onde o núcleo atómico se subdivide em duas ou mais partículas e a fusão nuclear, na qual, pelo menos dois núcleos atómicos se unem para produzir um novo núcleo.

A energia nuclear provém da fissão nuclear do urânio, do plutónio, do tório ou da fusão nuclear do hidrogénio. É energia libertada dos núcleos atómicos quando os mesmos são levados por processos artificiais a condições instáveis.



APLICAÇÃO DA ENERGIA NUCLEAR

NA SAÚDE:
Uma ferramenta importante no tratamento e diagnóstico de doenças são os radiofármacos. São obtidos a partir de radioisótopos produzidos em reactores nucleares ou em aceleradores de partículas.

NA GERAÇÃO DE ENERGIA:

Uma das principais utilizações da energia nuclear é a geração de energia eléctrica. Centrais nucleares são centrais térmicas que usam o calor produzido na fissão para movimentar vapor de água que, por sua vez, movimenta as turbinas em que se produz a electricidade.


RESIDUOS NUCLEARES

A energia nuclear, além de produzir grande quantidade de energia eléctrica, também produz resíduos nucleares que devem ser isolados em depósitos impermeáveis durante longo tempo. Por outro lado, os reactores das centrais nucleares não produzem gases tóxicos, que é característica da combustão dos combustíveis fósseis e que é um dos motivos causadores do efeito estufa.


RADIOACTIVIDADE

A radioactividade é um fenómeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos chamados radioactivos são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos á luz ordinária, etc.

As radiações emitidas pelas substâncias radioactivas são principalmente partículas alfa, partículas beta e raios gama.

A radioactividade é uma forma de energia nuclear usada em medicina (radioterapia), que consiste no facto de alguns átomos como os do urânio, rádio e tório serem “instáveis”. Perdem constantemente partículas alfa, beta e gama (raios - X).




RADIOACTIVIDADE NATURAL
É a que se manifesta nos elementos radioactivos e nos isótopos que se encontram na natureza e poluem o meio ambiente.

RADIOACTIVIDADE ARTIFICIAL OU INDUZIDA

É aquela que é provocada por transformações nucleares artificiais.


TIPOS DE RADIAÇÃO

Radiação ALFA

Radiação BETA

Radiação GAMA
Esta última é o tipo mais penetrante de radiação. É uma radiação muito perigosa para os organismos vivos. Com a exposição á radiação gama pode-se alterar o material genético da pessoa, fazendo com que os seus filhos tenham alta probabilidade de nascerem cegos, surdos, mudos ou com algum outro tipo de deficiência.





























4 comentários:

Dicoutini disse...

Sou apologista do recurso à energia nuclear.

Em tempos tivemos um projecto em Portugal para construir uma CN.
A populaçao local revoltou-se e vieram para os telejornais dizer que nao supurtariam o ruido e outras coisas mais que nao me lembro(era miudo na altura).
A mentalidade é de dizer mal de tudo o que se desconhece. Logo como nao se conheciam os efeitos da CN, disse-se mal pq nao se sabia o que dizer.
A 300km de Lisboa temos uma CN que em caso de acidente, pergunto:
- Acham que por termos uma fronteira, ali ao pé que o risco nao vem para cá?
Entao pergunto novamente...
Se corremos esse risco, pq raio de razao nao podemos tirar proveito dos benefícios de uma CN?

Unknown disse...

Parabens puto!!!Tá muito fixe pá.

Salazar e família.

foca disse...

Está bom para começo, mas merece mais exploração.
Por exemplo: quais são as necessidades nacionais de energia, qual a capacidade instalada e possivel de formas renováveis, qual a dependência do exterior, etc.

Anónimo disse...

Acho que o blog está bem conseguido...é pena a letra azul...
Os conteúdos são bons e quanto a energia nuclear penso que se for bem fundamentada e bem provado a diminuta existência de riscos para o meio ambiente, sou da opinião que devemos seguir em frente...